Mulheres de Cabelos Curtos

Muitas celebridades estão encurtando as madeixas. As atrizes Mariana Ximenes, Cláudia Raia, Tammy di Calafiori, Juliana Silveira, Katie Holmes, a cantora Rihanna e a modelo Agyness Deyn são algumas das famosas que desfilam por aí hoje com cabelo curto.

Muitas mulheres acham lindo, mas não têm coragem de cortar.

Muitas outras dependem do cabelo comprido para se sentirem bonitas. Se você é uma destas, talvez nem valha a pena ler esta matéria. Se ler, é possível que mude de idéia e resolva pensar em cortar. ;)

Para dificultar um pouco mais, há outras coisas que “conspiram contra”:

1)A apologia aos cabelões bem compridos feita pelas revistas femininas e por muitos sites, blogs e programas de tv ligados à beleza.

2)O mito de que homem prefere mulher de cabelo comprido.

3)A imensa quantidade de cabeleireiros pouco competentes, que não têm habilidade para fazer bons cortes curtos, especialmente em mulheres jovens.

4)Um apego excessivo ao cabelo, que é algo cultural. Muitas agem como se, cortando o cabelo curto pra ver como fica, ele nunca mais fosse crescer de novo. Aliás, muitas mulheres de cabelos longos, quando vão ao cabeleireiro pra aparar as pontas, se o cabeleireiro corta mais que dois dedos do comprimento elas dão um chilique fenomenal.

5)O mito de que cabelo curto não fica bem pra todo mundo. Que tal tipo de rosto, de boca, de nariz, olho, etc não combinam.

6)O mito que mulher de cabelo curto parece homem.

Devem existir outros motivos. Se você é uma mulher que acha bonitas as mulheres de cabelo curto, mas ainda não decidiu cortar o seu, me conte os seus motivos.

OK, agora vamos às dicas para você deixar seu cabelo curto e ficar lindíssima.

1)DEFINA SEU ESTILO. Veja muitos cortes diferentes e selecione os que mais gostar, que mais combinam com sua personalidade e com a imagem que você deseja transmitir. É importante selecionar vários. O risco de chegar com um único modelo de corte no cabeleireiro e sair frustrada porque não ficou igualzinho é imenso. Assim, esqueça a idéia de ir ao cabeleireiro com idéia fixa de cortar igual ao da Mariana Ximenes na novela, por exemplo. Você pode incluir o corte na sua lista de cortes preferidos, mas dê opções ao profissional. É ele que vai saber o que vai ficar melhor para você com base no seu estilo, no tipo de seu cabelo e no formato do seu rosto. Se seu tipo de cabelo for diferente do dela, por exemplo, o resultado não será igual.

2)Importantíssimo! ESCOLHA UM BOM PROFISSIONAL para cortar seu cabelo. E um bom profissional não significa necessariamente você cortar com aquela cabeleireira que corta seu cabelo desde criancinha. Cortar cabelo comprido é bem fácil. Para cortar cabelo curto e o resultado ser bom, o profissional tem de gostar de cortar curto, fazer cursos específicos pra cortes curtos, etc. Para isso vale desde consultar a comunidade “Mulheres de Cabelos Curtos” no Orkut, que tem um tópico só com dicas de cabeleireiros onde as meninas cortam, até parar alguém que você viu com um corte legal (curto, claro) na rua e perguntar onde ela cortou!

3)Esteja consciente que pode receber críticas. Toda mudança está sujeita a elas. E você nunca vai agradar 100% da população. Assim, FAÇA A SUA VONTADE e corte o cabelo.

4)Se você estiver com a AUTO-ESTIMA em dia, as pessoas chatas, críticas e inconvenientes ao seu redor não vão te incomodar tanto. Ou porquê vão ver que é perda de tempo tentar te convencer a deixar o cabelo crescer ou porquê você não vai dar ouvidos mesmo.

5)Com a auto-estima em dia, cai o mito de que homem prefere as mulheres de cabelos longos. Se você se sente linda, atrai os homens. Claro que vai afastar os ogros que precisam de mulher de cabelão pra puxar os cabelos delas e tratarem-nas como bichos. Mas vai atrair mais homens inteligentes, com conteúdo, divertidos, que valorizem a mulher que você é pela sua personalidade (e pela beleza, claro) e não pela metragem de cabelo. Prefere QUANTIDADE OU QUALIDADE?

6)Saiba que existem milhares de opções de cortes de cabelo curto e certamente, pra qualquer tipo de rosto que você tenha, tipo de cabelo, tamanho de nariz, boca, olho, etc terão VÁRIOS CORTES possíveis que FIQUEM BEM EM VOCÊ. Até por isso enfatizei a questão de você levar vários cortes. Não é pensando em cortar exatamente igual a algum deles. Talvez o que funcione em você seja um mix deles.

7)CABELO CRESCE. Se não gostou do corte, corte mais (em outro cabeleireiro, se possível) ou deixe crescer. Mas as chances disso acontecer se seguir todas as dicas é quase nula.

8.)Cabelo curto é super PRÁTICO, você sai cada dia com uma cara diferente se quiser. Qualquer pequeno detalhe muda tudo quando você usa cabelo curto.

9)No inverno não fica aquele VOLUME extra quando você quer usar um scarf, um cachecol ou uma blusa de gola alta. A dose de volume fica equilibrada.

10)Cabelo curto é um convite a BEIJINHOS no pescoço, na nuca…

11) Você GASTA MENOS tempo e menos xampu com seu cabelo (menos tempo, depende da sua vontade. Xampu com certeza gasta menos).

12) FAÇA A DIFERENÇA: Você se diferencia na multidão, pois hoje em dia a maioria tem cabelos compridos e “lisos”. Mesmo tendo cabelo curto, as variações de cortes são tantas que é muito difícil achar alguém parecida com você.

Falo tudo isso como profissional de moda, consultora de imagem e também como uma mulher que um dia quis ter cabelo curto. E tornou essa vontade uma realidade.

Minha primeira experiência foi ruim justamente porque não segui a dica 2. Cortei no cabeleireiro que cortava o cabelo da minha avó. Ficou horrível. Deixei crescer e algum tempo depois decidi cortar curto, com outro profissional, melhor qualificado. Daquele momento em diante não parei mais. Depois tive outros dois profissionais, cada um melhor que o outro. O meu cabeleireiro atual ama cortar cabelo curto, fica feliz cada vez que vou lá até porque permito que ele brinque à vontade com meu cabelo. Como ele já conhece meu estilo, eu só chego, digo o comprimento desejado (atualmente uso bem curtinho, Joãozinho) e lembro que é pra tirar ao máximo o volume (meu cabelo é liso, mas é super volumoso). E saio de lá feliz sempre. Até por isso creio que a dica 2 seja a mais importante de todas.

O corte curtinho, o chamado Joãozinho, aliás, é ótimo porque você fica super feminina quando quer e brinca com uma falsa androginia se quiser também.

Se quiser mais dicas, visite e curta a página Mulheres de Cabelos Curtos no Facebook.

Para que o corte escolhido valorize o que você tem de melhor, tanto na aparência física como no temperamento, procure um profissional visagista (como eu) para que este profissional faça a leitura dos seus traços e conheça suas intenções, podendo orientá-la quanto ao melhor tipo de corte para que você atinja seus objetivos. A consultoria visa alinhar seu “eu” interior (sua personalidade e qualidades de seu temperamento) ao seu “eu” exterior (sua aparência, inclusive valorizando seu tipo físico) orientando para que você possa exibir o que tem de melhor.*

Decida-se logo e mude o visual. Ouse. A primavera está chegando e melhor do que ficar prendendo o cabelo todo dia por causa do calor é usar ele curtinho, charmosíssimo, mostrando tudo que você tem de melhor.

Cortando, passe por aqui para contar como foi a experiência.

Abraço

Vanessa Versiani, especialista em imagem e branding da Diferencie-se!

Diferencie-se! Porque você é único.

About these ads

155 comentários sobre “Mulheres de Cabelos Curtos

  1. Paula Calmon disse:

    Vanessa !

    Que excelente e esclarecedor é seu post !
    te conheci na comunidade MDCC!
    ANtes de ontem !
    Ontem cortei meus cabelos e agora sigo suas dicas !
    Muito obrigada !
    Sua influência foi fundamental e realista!
    beijinhos

  2. valeria fernandino disse:

    Eu tenho 32 anos e uso cabelo joaosinho desde os 17. Fiquei mto mais segura depois q cortei o cabelo. E quem vive dependendo de opinião de homem tem q procurar um anallista, não um cabeleireiro!

  3. Na adolescência usei um cabelo bem curto mesmo, depois enjoei do look e deixei os cabelos crescerem até a cintura. Novamente cortei, mas não gostei do resultado. Talvez por ter o cabelo volumoso (não percebia isso por causa do tamanho que dava peso) hoje está totalmente sem jeito. Vou seguir suas dicas e ir na comunidade para ver se alguém me dá uma sugestão bacana de um profissional especializado. Aí, quem sabe, não encontro o corte dos meus sonhos? Hehe.

  4. Joana Versiani disse:

    Adorei a matéria!
    Não sei se você viu minhas fotos no Orkut, mas cortei meu cabelo, que sempre foi comprido, na altura dos ombros. Sei que isso não é exatamente curto, mas estou adorando! É super prático e me deixou com cara de adolescente (não que eu esteja muito longe disso…)!
    Espero ver mais matérias sobre o assunto aqui, tipo sobre penteados e coisas do gênero.
    Beijos

  5. nayra disse:

    ei, aqui em belém e muito dificil achar um cabeleleiro descente… aqui a cultura do cabelão ainda é muito forte, e olha que a minha cidade é quente pra burro.
    morro de ovntade de ter cabelo curto, mas tenho uma duvida, ou melhor, duas:

    meu estilo é despojado, bem relax, quase minimalista e feminino, mas como trabalho com eventos, sempre tenho que trabalhar muito bem arrumada. também uso oculos, os do tipo retangular. preto de armação bem fina.

    qual é o melhor corte p cabelo crespo?
    meu nariz e meio batatudo, fico com medo de chamar ainda mais atenção pra ele.

    VALEU MOÇA!!!

  6. PATRICIA disse:

    Estou querendo cortar o cabelo curtinho, algo bem inovador, quem sabe para me diferenciar no meio da multidão como vc diz,rsrs , más confesso que estou com medo! me dá uma dica, tenho fotos no meu orkut se vc tiver tempo para dar uma olhadinha….é só procurar pelo meu enderço de email.

    obrigado

  7. Eu cortei meu cabelo faz mais ou menos um mês, foi a primeira vez que eu cortei tão baixinho, me inspirei nos cabelos da Rihanna e da Mariana Ximenez, que ficaram lindos, para cortar o meu.

    Todos me chamaram de louca quando cortei, muita gente gostou,mas digo logo tem que ter coragem, e numa sociedade q impõe a beleza padronizada um pouco de “loucura” para fazer isso, adorei, aliás até brinco com a minha androgenia, muitos na rua olham duas vezes para ver se é “menino” ou “menina”, rs. Adorei o post

  8. Susana disse:

    Olá, vi este post e decidi colocar uma questão, eu tenho um rosto entre o redondo e o oval, tenho cabelo castanho escuro (gosto mt da cor) e não é liso nem ondulado tem uns pequenos jeitos, já usei curto mas arrependi-me sempre. Comecei a deixar crescer e hoje tenho um pouco a baixo dos ombros, gostava de voltar a cortar curto mas tenho medo do resultado, pode aconselhar-me??

    Muito obrigada envie-me a resposta por e-mail para susana.pinto19@gmail.com

  9. Káh Nogueira disse:

    Amei sua matéria, sou adepta ao cabelo curtinho, e naum encontro mutos modelos pra “copiar”, se alguem souber de algum site que tenha modelos atualizads por favor me enviem, me escreva, kahnogueira_@hotmail.com…obrigadinha, bjs

  10. jakeline disse:

    achei ótmo ter lido,seus comentários,pois vocë falou exatamente como funciona.A dois dias fiz meu segundo corte curto,porem,achei o máximo,mas meu marido esta me desanimando,pois sou do Rio Grande do Sul, e aqui os homens são maxista e preconceituosos com mulheres de cabelo curto. um beijo obrigada

  11. nathalia disse:

    Adorei o post, é de fato muito esclarecedor. No entanto, instintivamente eu segui todas as suas dicas dessa ultima vez que fui ao cabelereiro cortar curto e o resultado em nada me agradou. Fiquei bastante decepcionada e frustrada com o fato de que o cabelo ainda vai demorar a crescer. Por outro lado, após a experiência traumática, a resistência é muito grande em ir a outro salão tentar consertar o feito. Será que poderia me dar alguma sugestão do que fazer enquanto o cabelo não cresce?
    meu e-mail é nathh14@hotmail.com

    bjs e obrigada

  12. lais disse:

    Tenho uma vontade doida de cortar os cabelos curtos… estou tomando coragem agora, adorei o post, as dicas… me deu um ânimo!!

  13. andreia disse:

    uso meu cabelo curto desde os 17 anos, pois cairam muito quando fiquei gravida e resolvi cortar.hoje tenho 31 anos e nunca mais deixei crescer,tento mais nao cosigo,nao por mim mas pelos os outros que sempre me criticam,estou me sentindo pessima,porque me sinto obrigada a fazer o que eu nao quero,quando eu corto me sinto eu, me sinto leve,mais dura pouco,ha sempre alguem me perguntando”porque vc nao deixa o cabelo crescer”o que eu faço com essas pessoas,que nao me deixam em paz e nao me deixam ser feliz do meu jeito.

    • Como falei no texto, sempre tem os chatos q vão criticar… Gente chata tem em td lugar. Vc corta, reclamam. Daí vc deixa crescer, falam q tava mais bonito curto. Corta de novo, aparecem os reclamões q querem vc igual td mundo…
      Com essas pessoas chatas, só tem 2 coisas a fazer: ignorar ou então manda a pessoa criar gatos… Já q gosta tanto de cuidar da vida alheia, q crie gatos pq cada gato tem 7 vidas pra serem cuidadas.
      Não vale a pena seguir a vontade dos outros. Se vc gosta do seu cabelo curto, deixa curto e pronto. Se vc parar de tentar agradar os chatos e ignorá-los, uma hr eles vêem q tão perdendo tempo te enchendo e páram. Ou pelo menos fazem isso menos vezes.

  14. Poly disse:

    Estava com muita vontade de cortar o cabelo. eles são crespos e tinha vontade de ousar. como trabalho em Hospital, tinha que frequentemente prendê-lo. Definitivamente não rolava mais, pois quebrava horrores e meu rosto ficava ainda mais fino. Descidi corta-los e simplesmente foi um sucesso, além de ter ficado super estiloso e feminino. E ainda me propiciou extremo conforto. Valeu!

  15. Annamaria disse:

    Tenho vontade de cortar bem curto, meus cabelos são cacheados. Mas se esse for o problema, existe um secador e uma escova …nada é impossível. Com o verão, a vontade aumenta, adorei as dicas e vou arriscar, afinal de contas existem vários cortes.
    Também achei super importante a dica 2, sempre procurar um profissional qualificado e também, há sempre um corte que combine com formato do rosto, enfim, analisar as dicas do profissional juntamente com nossa pesquisa de cortes. Sem contar pela praticidade e vamos assumir que mudar é muito bom!!! Sempre haverá críticas boas e ruins, mas o importante é como nos sentimos, sentir – se bem consigo é muito importante.
    Receio pelo corte, se não ficar bom … mas acho que é nova experiência e ter receio é normal, sempre tive cabelos tamanho médio, vale a pena arriscar!
    Obrigada pelas dicas !!!!

  16. Liana disse:

    No momento estou usando os cabelos curtos… Meus cabelos são cor de mel, ondulados e optei por aquele estilo da Giovanna Antonelli, lembram? Gosto dele bagunçado… essa história de que os homens preferem cabelos longos é mito… os homens me paqueravam com cabelo comprido, mas me olha ainda mais agora, com os fios curtos… eles adoram o pescoço à mostra… sou miúda e esguia, embora não muito alta… então tenho o pescoço alongado e eles ficam loucos… um namorado que tive até me disse quando me reencontrou há um tempo atrás com os cabelos longos: você fica bem assim, mas eu ficava também com os cabelo curto…eu adorava!- ele disse.
    A verdade, meninas, é que para ter cabelo curtos precisa gostar de mostrar o rosto, pescoço, o colo, os ombros… se curtirem isso em vocês, vão curtir também os cabelos curtos… Beijinhos!

  17. Geórgia disse:

    Fiz uma cirurgia e precisei tomar muitos medicamentos. Meu cabelo é liso(uso quimica para pintar os brancos) à baixo do ombro e está muito resecado. Gostaria de fazer um corte curto ou médio, mas tenho o rosto redondo. Qual seria o corte ideal para afinar meu rosto?

  18. Maria João disse:

    Olá! Sou a Mª João de Portugal, e queria dizer que esta rubrica foi uma verdadeira inspiração para mim.
    Eu sempre tive um cabelo muito difícil(grosso e com geitos, que não dava para usar liso nem encaracolado, a única forma era ou alisar ou usar o difusor para dar um ar mais encaracolado. Tudo isto significava para mim uma hora que eu perdia sempre que lavava o cabelo.
    Farta do trabalho que dava este cabelo, e farta do meu visual, decidi então cortar, não sem antes ver milhares de fotos de cabelos curtos, muitas opiniões e claro, ler esta vossa rubrica.
    Então chegou o grande dia: munida de 6 fotos de cabelos curtos, entre eles o da Sharon Stone (risos), fui a um cabeleireiro que me foi aconselhado por uma amiga de confiança, pois não confiava na minha para fazer algo de tão usado. Tinha o cabelo abaixo do ombro, e curtei mesmo muito parecido com o da Sharon ah, e descolorei.
    Resultado??? Ficou o máximo, pareço uns bons anos mais jovem, estou tão confiante, e sinto-me mesmo muito sexy.
    Por isso, a todas que estão com dúvidas, vá cortem, vale mesmo a pena a experiência.
    Ah, e agora demoro apenas 5 minutos a secá-lo por um pouco de gel et voilá! Estou pronta para sair.
    Um beijo a todas!

  19. may disse:

    querida, vc arrasa nos posts.

    há algum tempo eu tinha vontade de cortar as madeixas, porém coragem q é bom eu n tinha muita por achar q meu tipo de kblo n combinava c um curto, q meu rosto n ajudava, enfim. certo dia parei aq no seu site e achei esse post maravilhoso, desde esse dia tive a ctz de q, se tivesse o cuidado de arrumar um cabeleireiro competente, eu teria um curto belíssimo, e assim foi. minha cabeleireira arrasou no corte e me deixou c um visual suuuuper moderno e o q é melhor, prático.

    como vc flw, há os q amam e os q odeiam. eu só levo em consideração os q amam, claro, q elogiam e falam q ficou ótimo, tals; os outros tanto faz, indiferente.

    bjOs…

  20. Veridiana disse:

    Vanessa
    tenho 16 anos,e quando tinha doze cortei meu cabelo chanelsinho, ficou um Horror,depois disso deixei o cabelo crescer e atualmente o uso um pouco abaixo do ombro e repicado.
    Ruim ele não está, mas preciso muda-lo,tirar um peso de mim.Estes dias tenho pensado em corta-lo curtissimo, meio estilo Agyness Deyn, mas como nem sou magra ou loira platinada estou matutando ainda e ja recebendo criticas,mas após seus post estou mais calma.
    Este é meu orkut se quiser ver uma foto de como ele é:

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=15562313369543973818&rl=t

    obrigada,beijos

  21. Dani disse:

    Passei 2 anos fazendo texturização nos meus cabelos levemente cacheados até que um dia cansei do visual liso à força e artificial. Deixei crescer por um ano, tomei coragem e cortei curtinho. Simplesmente AMEI. Só recebi elogios. Posso até mudar de opinião, mas não me imagino mais de cabelos longos (tenho 27). Eu me sinto muito mais feminina e confiante com meu cabelinho do que na época que tinha cabelão liso na cintura Para as que estão sem coragem, ousem ! É prático, feminino, chique e nos destaca. Recomendo a todas !!!

  22. Gostei muito do post!!! Vou cortar o meu cabelo esta semana e foi incentivador! Quero cortar o meu cabelo bem curtinho, já não aguento mais esta definitiva nos meus cabelos…o que achei chato é que o fato de não ter na internet e revistas imagens de cortes curtos para cabelos crespos…essa indústria da moda é cruel com a gente!

  23. Susanne disse:

    Estou com muita vontade!!! Coragem faltando!
    Meu cabelo é liso, castanho com luzes… rosto redondo!
    Medo do curto piorar o rosto redondo

  24. disse:

    Estava procurando ‘fórmulas’ para fazer meu cabelo crescer.
    Tenho 16 anos, e sempre fui apaixonada por cabelos curtos. Quando realmente tive coragem de cortar foi uma tristeza total depois do resultado. Procurei por um cabelereiro que sempre cortou meu cabelo desde novinha. Fiquei com cara de lua cheia, estou triste e nem sair de casa eu quero. :/
    O que eu faço ?

  25. Guria, segue as dicas do texto e corta de novo. Mas não no mesmo cabeleireiro. Vc viu q escolher um bom profissional é fundamental para o corte ser bem feito. E tem de ser alguém que goste MESMO de cortar cabelos curtos.
    Na comunidade “Mulheres de Cabelos Curtos” no orkut tem um tópico com mtas dicas de cabeleireiros por todo o Brasil.
    E tlvz vc tá se sentindo com cara de lua mas na real nem esteja. Tlvz valha esperar uns dias para se acostumar com o corte. Mas se acha mesmo q não tá legal, siga as dicas do texto q vc comentou no blog e arrasa. Tenho certeza q vai se achar ótima se cortar seguindo tds as dicas.

    Bjins e boa sorte.

  26. Anna disse:

    Acho lindíssimos cabelos curtos! Nunca gostei de cabelão, mesmo quando era bem novinha (hoje tenho 31 anos). Graças á Deus, tenho um bonito cabelo, ele é liso até a altura das orelhas e depois faz ondulações com cachos grandes e soltos! Estava enjoada da cor (louro) e do tamanho (médio), então ontem resolvi radicalizar, cortei curtinho, com um franjão… Meu esposo amou!!! Ficou muito moderno, perfeitamente único! Agora vou fazer mechas no tom de mel (ele está marrom) já que sou muito branca, para balancear!
    Amanhã vou fazer uma escova marroquina (sem formol) para dar um brilho e mais vida!
    Sempre ouço que homens gostam de cabelos compridos, bem, esse tipo de homem quase sempre é machista e sinceramente não faço questão dos olhares nem muito menos chamar a atenção deste tipo de homens!
    O que vale é a personalidade, o estilo e a auto-estima…
    Para mim, cabelo tem que ser bem cuidado, e dentro da cabeça a mulher tem que ter conteúdo, de resto, tanto faz!

  27. Vanessa disse:

    Olá Vanessa!
    Olha, coincidentemente, ontem corte meus longos cabelos e eles estão curtos! Contudo, ontem, julguei erro da profissional, pois não queria tão curto! Até chorar, chorei, pois queria apenas uns “repiques” nele! Mas os cabelos crescem! Hoje, sem querer, li sobre os assuntos escrito por você e pensei: nossa, eu literalmente não estava valorizando a minha beleza! Por que me importar se o meu namorado não gosta de cabelos curtos? É complicado, mas vivemos numa sociedade de mitos e aparências! Todas querem ser modelos… obrigada pelas leituras!

  28. Edlene disse:

    Nossa, adorei tudo que diz aqui!… Eu sempre tive cabelão e aos 18 anos pintei pela primeira vez loiro e, desde então não mais parei. Certo que fiz umas tiruras em escuro, não fiquei mais que dois meses srsrs gosto do loiro prata, adoroooo… E um dia me deu aquele tipo de loucura como sempre, cortei ele tipo joãozinho, adorei!… Faz dois anos que uso curtinho, mais tipo bem louco pontas grandes na frente e curtinho atraz. vou ficar assim por um bom tempo eu acho, estou com ego em alta rsrssrsr… Ouvi muitas críticas, mais sei que maioria de gente cheia de inveja. O mundo é assim não é mesmo?… Mais eu sei que de uma coisa tenho certeza, fiquei mais moderna que antes, e de uma coisa tenha razão so tem coragem de cortar cabelo curtinho que confia na sua beleza.

    Um super bj para todos

  29. passando só pra compartilhar mesmo, que, cortei em dezembro, bem curtinho!
    E que adorei demais seus textos sobre o assunto.
    Já cortei em 2005, mas não me senti tão bonita quanto agora! (acho que a cabeça – maturidade – da gente muda mesmo com o tempo!)
    abraço,

  30. Caroline disse:

    querida!amei teu site!
    te vi no iguatemi acho q em novembro,mas tu estavas descendo a escada rolante e eu indo pro outro lado resolvi nem te chamar!
    bjus
    e espero q estejas bem!
    feliz ano novo e q continue sendo bom pra vc!

  31. Cecília Carneiro disse:

    adorei este post. uso cabelo curto « estilo joãozinho» como se costuma dizer desde os 10 anos! tenho 28. Como dizia Elis Regina, quando cortou o cabelo dela «Achei minha cara!». Pois eu sou assim. Acho am inha cara com o cabelo curto. Acho o meu espirito, a minha alma.

    Gostaria cara Vanessa que lesse este post no link que envio. Ainda há gente desta a dizer destas coisas! Para quando uma associação das mulheres de cabelo curto?
    Sou portuguesa e aqui em Portugal os preconceitos são os mesmo.. haja paciência!!!

    aqui vai o link
    http: // eddieexperience.blogspot .com/2009/03/mulheres-e-o-cabelo-curto.html#comment-form

  32. Nanci disse:

    Gente. nesta semana vou cortar meu cabelo beeeeeem curtinho. Se quizerem ver, segue um link de uma modelo que me inspirou. Se alguém aí gostar, copie e leve pro seu cabeleireiro. Bjs.

  33. AUREA disse:

    trabalho com alongamento de cabelo,todos os metodos se cansou de cabelo curto e quer chamar atenção entre em contato.

  34. Essa guria do vídeo da Nanci é linda. E ficou ótima de cabelo raspado.
    Aurea, seu trabalho é válido, mas como sei que cabelo cresce (e curtos parecem que crescem muito mais rápido do que gostaríamos), defendo o crescimento natural, sem técnicas de alongamento, salvo raríssimos casos.
    Cabelos curtos têm a imensa vantagem de serem super versáteis e quem usa pode variar o visual com frequência. Já os longos, mesmo mudando o corte as mudanças são relativamente pequenas.
    Como defendo que cada pessoa mostre sua personalidade através da aparência, defendo também que deixem de usar algo apenas pq a maioria das pessoas usa (acomodação, medo de críticas…).

  35. sarah disse:

    Bom!tô com muita vontade de cortar meu cabelo,o q falta msm é coragem…
    vê só tenho 1,58,meu rosto é muito estranho é quadrado,tem gente q diz q parece um coração,meu cabelo é cacheado nas pontas,sei lá mim diz aí o q seria bom p mim!
    valew?!

  36. Silmara disse:

    Eu já cortei várias vezes o meu cabelo. Curto com pontas grandes, chanel…vários tipos. Mais ai eu resolvi deixar crescer, ele estava quase no meio das costas quando pensei em cortar. Muitas pessoas falavam “não corta não seu cabelo tá lindo…” RESOLVI CORTAR! As pessoas estão elogiando agora, dizendo q tá lindíssimo, q foi o corte de cabelo mais lindo q eu já fiz! TÁ CURTINHO D NOVO! ADOREI…..!

  37. Larissa disse:

    Esse post me ajudou muito a me decidir. Atualmente estou com os cabelos médios, mas estou pensando muito em deixar curtinhos com um corte parecido com o da cantora Isabella Taviani, acho super estiloso. Muita gente diz que cabelos curtos deixam a mulher masculina mas eu discordo, se bem que, como você comentou, às vezes é gostoso aparentar uma androginia. Tenho 15 anos e sempre tive cabelos longos porque até os 10 anos nunca me deixavam cortar mas eu tinha vontade de mudar. A partir dos 12 eu comecei a arriscar uns cortes médios (que era o que eu queria, pois naquela época eu ainda estava muito influenciada com as ideias de que cabelos curtos são para homens), mas sempre deixava crescer novamente e sempre com fio reto. Esse ano eu resolvi mudar. Em fevereiro cortei os cabelos médios, na altura dos ombros, e em camadas. Adorei! Já está grandinho e quero cortar de novo, porém, mais curto do que na última vez, mas ainda assim não muito curtos, pois nunca tive essa experiência e tenho medo de me arrepender, portanto, isso tá sendo a preparação para o radical. O seu post e os relatos das mulheres aqui me ajudaram muito. Fico me imaginando com os cabelos curtos e tenho uma sensação de que eu ganharia força ao arriscar dessa forma. Sabe… uma forma de mostrar um pouco mais do que eu sou e provar pra mim mesma que eu tenho atitude, pois pode parecer fácil mas pra mim não é, vivendo nessa sociedade que determina padrões e, além de tudo, a enorme mudança, pois sempre tive cabelos longos. Estou adorando essa ideia e não me imagino mais com os cabelos longos, independente das críticas que, quase certamente irão surgir.

    Beijos!

  38. Bianca disse:

    Olá!
    Acabo de cortar meus cabelos bem joãozinho mesmo e adivinha?! Ficaram beeeem melhores assim!! Muito mais prático e estiloso!!
    Não penso mais em deixá-los crescer!!
    E quanto a atrair os olhares masculinos, acho q isso é o de menos… mulheres seguras de si atraem tais olhares!Aliás, mulheres seguras não precisam deles!! Elas se bastam!!
    Sou uma delas!!
    Aconselho a todas fazerem suas vontades e simplesmente não se deixarem influenciar por homens ou quaisquer opiniões alheias!!
    Bjsss!!
    O site é fenomenal!! parabéns!!

  39. Juliana disse:

    Achei muito legal esta materia, sempre tive cabelo curto, e agora estava deixando crescer, porem meu cabelo é ondulado e seco, quando cresce, fica ressecado, armado, e eu fico com minha auto estima muito baixa, entao resolvi, vou cortar de novo. Me sinto muito mais bonita e confiante.
    Temos que usar o que fica melhor pra nos. E pra mim com certeza o curtissimo, fica muito mais lindo.
    Obrigada.

  40. mallu disse:

    olá
    gostei muit do post
    a primeira vez que cortei meu cabelo curtinho foi na adolescência para evitar os pentiados que minhas irmãs mais velhas gostavam de fazer em meu cabelo..
    depois passei a usar cumprido
    e agora decidi usar curtinho
    já ouvi vários elogios e criticas também
    mas o que me importa é estar bem comigo e com meu cabelo
    os elogios não me elevam nem as críticas me abalam
    sou mais eu …..
    abraços
    mallu

  41. joice disse:

    Cortei meu cabelo e ficouuu maraaavilhosooooo adorei…nunca estive tão confiante da minha beleza…com cabelos curtos eu consigo me destacar de outras formas,mostrando de fato oque há de mais belo em mim…não preciso de um cabelo longo pra me achar mais ou menos bonita…continuo feminina e me amando…mudar radicalmente é só pra pessoas que tem personalidade!

  42. Clara disse:

    olá!
    primeiro gostaria de dizer que eu amei tudo o q vc escreveu, vanessa!
    acho lindo mulher de cabelo curtinho, sempre achei. mas quando tive coragem de cortar (tinha uns 14 anos, hj tenho 19), não fiquei mt satisfeita com o resultado. porém não sei se o problema foi do cabeleireiro ou se eu realmente não fico bem de cabelo curto!
    sou alta (1.73 aproximadamente), magra (mas não magrela. tenho cocha, peito e bunda) e meu cabelo é um pouco cacheado e ondulado. acho meu rosto grande.
    dessa vez que eu cortei, foi bem a cima do ombro, na orelha. não me senti bonita como esperava me achar. achei que meu cabelo ficou sem jeito, ele encheu mt. depois disso prometi q nunca mais cortaria curto assim.
    mas to numa fase q tenho pensado em cortar curtinho quase todos os dias! meu cabelo ta super comprido agora e eu to com mta vontade de mudar, sabe? mas tenho mt medo de não gostar de novo. concordo q cabelo cresce, mas ate isso acontecer demora bastante. tenho medo de cortar e parecer um homem (como vc citou ali em cima como uma das preocupações), ja que sou alta.
    outra coisa é que eu gosto do meu cabelo grande, acho bonito. sempre qndo eu falo q vou cortar curtinho todos falam: “ah, mas seu cabelo é tão bonito, não faz isso com ele não!!”. mas ai fico pensando: vou ficar igual pro resto da minha vida então, pq meu cabelo é bonito grande? ai ai.
    tenho q botar na minha cabeça q nem todos vão gostar mesmo. acho, inclusive, q a maioria das pessoas que eu conheço não vão gostar, pq curtem cabelão. to tentando parar de me importar com isso, mas a verdade é q morro de medo de me sentir feia perto das pessoas q têm cabelão! é, confesso, to bem insegura pra cortar curtinho. mas o q eu mais queria era ter coragem!!!

    desculpa falar tanto, foi um desabafo! haha
    bom, baseado nas características que eu citei ali em cima a cerca de mim, o que vc acha, vanessa? será q vai ficar bom?

  43. Clara disse:

    obrigada!!!
    depois de ter conhecido esse blog to muito mais confiante pra cortar! quem sabe..
    uma outra duvida q eu tive lendo o q vc escreveu foi qndo falou que cabelo curtinho tem mtas variedades de ser usado. para mim era o contrário: se ele ta mt curto não da pra fazer nada diferente. é aquilo e pronto. pode me explicar?
    mostrei o seu blog pra minha mãe e ela gostou tb! to aqui convencendo nós duas a parar de medo e cortar logo! juntas deve ser mais fácil!

    beijos, vanessa!

  44. Clara disse:

    decidiiiiiii!
    =D
    to muito animada, vou cortar amanha as 12:30!
    fiz direitinho o que vc recomendou: parei pessoas na rua para perguntar aonde elas cortaram, pesquisei vários profissionais e vários cortes diferentes, pedi opinião dos profissionais pra ver o que combinava mais com o meu tipo de cabelo e rosto (…)
    ah, e acho que mais importante: tive um bom tempo pra me preparar para a mudança! hj estou mt mais confiante e segura pra cortar bem curtinho! e sem dúvida posso dizer que o que vc escreveu me ajudou a dar um empurrãozinho! obrigada por isso!
    depois que cortar volto aqui pra dizer como ficou. tomara que eu goste!!!
    um beijo!

  45. Clara disse:

    cortei!!!!
    e amei!
    é impressionante como a gente se sente mais leve!
    mudar é mt bom, recomendo a todos.
    cortei não tão curto como achei q fosse cortar (tava pensando em cortar joãozinho mesmo), mas ta bem curto sim! na nuca! um pouco mais comprido na frente e mais curtinho atrás!
    algumas pessoas não gostaram, claro, mas o importante é q a gente goste e se sinta bem! demorei mt tempo pra tomar coragem pq sabia q não ia agradar a todos. mas NUNCA se agrada a todos, afinal.
    estou mt feliz com o meu cabelo!!!

  46. vanessa disse:

    oie!!!!
    tenho 23 anos e cortei meu cabelo curto parecido com o da Tammy di Califiori, mas meu namorado me critica dizendo q estou como um homem… afff choro muito quando olho no spelho e nao vejo meu cabelo… as vezes acho ele lindo mas de vez em quando bate akela depre…
    abraço

  47. chaiane disse:

    Olá…Eu sempre adorei cortes curtos e inclusive já cortei diversas vezes, atualmente tenho meu cabelo comprido e uso óculos de grau, queria cortar meu cabelo curto novamente, nada muito curto um pouco abaixo do queixo com franja pro lado, mas morro de medo de ficar feio pelo fato de usar óculos. Eu sei que cabelo cresce de novo, mas estou muito em dúvida. O que vc acha?

    • Os óculos não atrapalham em nada o uso de cabelos curtos. Se o problema é este, não há problema! Pela descrição q vc deu vai dar um ar de colegial pra ti esse corte, com os óculos. Se bobear até vale investir numa franja mais reta, como a da Melina da novela, ao invés da franja maior, de lado, pra dar esse jeitinho de colegial mesmo.
      Bom, falo isso sem te ver, sem te conhecer… mas é uma possibilidade. Cabe a vc ver se combina contigo ou não.
      Em consultoria eu faço essa parte de dicas de cabelos de forma mais aprofundada e personalizada pq vejo as clientes, conheço sua personalidade, etc.

  48. Ju disse:

    Ola, gostei mto do post.Demorei mto para ter coragem e cortar, alme da pressão da familia e amigos que não queriam que eu cortasse.Mas amei!!!
    bjos

  49. poison disse:

    Oi vanessa, menina li seu post e exagerada como sou quase choerei, “REVOLUCIONARIA” você é!
    Amei as dicas, estou pedindo permissão para copiar seu post em meu blog, claro referencias aqui e saio daqui a pouco pra cortar os meus cabelos, beijos gata, amei!!!

  50. Jessica disse:

    Nossa, Vanessa, muito bom o seu post.
    Eu sofro com cabelo gigante e tenho uma frustração muito grande por insegurança em cortar porque meus pais ficam dando chilique que vou ficar horrenda e etc, rs. Enquanto isso fico babando em divas como a Twiggy e a Louise Brooks, só na vontade… depois do seu blog, agora reacendeu uma faíscazinha de coragem de radicalizar! Vou no melhor salão aqui da cidade pra dar um renew nas madeixas!

  51. Drika Araújo disse:

    Olá querida amei suas dicas cortei bem curto minhas madeixa que eram medias ate os ombros não me arrependo nem um pouco estou amando o meu cabelo curto… Valeu amiga bjokas

  52. Márcia disse:

    Ola, estou tentando ter coragem para deixar os meus longos bem curtos. Quero mudar meu visual. Tinha os cabelos na cintura e como citou, temos que procurar um profissional que goste de cortar cabelos curtos. e a minha cabeleireira há 18 anos, não gosta, há um mês pedi para cortar e a mesma disse não ficaria bom para mim. Cortou só 23cm. pedi uma franja altura do nariz e ela disse que ia ficar muito curta. sou gorda, será que é por isso que ela não recomenda? a franja na altura do nariz, aparece mais ainda o rosto? e os cabelos na altura dos ombros? porém lisos devido a progressiva. por favor, me ajude. obrigada.

  53. Geliane disse:

    Há pouco tempo decidi cortar meu cabelo bem curto. Fiz isso pela praticidade e porque combina com meu rosto. Depois da mudança muitas pessoas acharam que eu tenho 20 anos, mas tenho 16. Gostei do ar de maturidade e personalidade forte. Mas sinto falta de fazer penteados. Gostei sim da mudança mas vou deixá-lo crescer novamente.

  54. Izabella disse:

    Tenho 19 anos estou com o cabelo curto desde 24/12/2010 e ainda não me acostumei muito e algumas pessoas gostavam mais dos meu cabelo longo(que é liso).Só que uma vez na vida e outra na morte eu amarrava as madeixas então resolve deixar curto.Dá uma pouco mais de trabalho para deixar arrumado, mas posso deixa-lo de varias maneiras.A vantagem fiquei bem diferente das minhas amigas que tem as madeixas longas. =D

    • Sempre tem quem ache estranho, quem prefira os longos por hábito de pensar que mulher é mais bonita de cabelo comprido. Mas na realidade os curtos mostram mais o rosto, deixam o visual mais leve e, dependendo do corte, muito mais moderno que a imensa maioria dos cabelos longos (salvo longos ousados como os feitos por Llongeras, mas nunca vi alguém na rua com um corte assim).
      Seu corte é recente. Ainda vai ouvir o pessoal criticando, mas qto mais ignorar essas críticas e ver o lado positivo do corte, mais rápido vai adaptar-se ao curtinho.

  55. Chun Li disse:

    Ola, gostaria de mencionar que amei o site e gostaria de saber se você poderia me ajudar. Tenho o cabelo curto mas quero cortar novamente do jeito da Tammy Di Calafiori, o meu rosto esta entre redondo e triangular e tenho um nariz mediano….corto??? Estou com muita coragem e ja marquei horario e com as fotos dela!!!
    Bj e Obrigada

    • Sem foto não tenho como afirmar.
      No meu trabalho eu estimulo q cada um procure um corte SEU. Tanto q neste texto digo pra levar vários modelos de cortes diferentes. Eu analiso o formato do rosto, a personalidade e objetivos do cliente e sugiro tipos de cortes que estão alinhados com tudo isso.
      Se quer fazer desse jeito, de ir com UM corte, corra o risco, mas está indo contra o que sugeri no texto.
      Se quiser uma análise mais personalizada, agende um horário comigo e eu te digo o que funciona bem. E, depois, marque com o cabeleireiro para ele botar as idéias em prática.

      Boa sorte.

  56. Chunli disse:

    Uhum…então concordo com tudo o que você disse e acho q me expressei mal, Eu, no caso estou levando mais outros 4 tipos de corte para o cabelereiro, o que queria era saber se o meu tipo de rosto ficaria bom com o corte da Tammy pois este foi um dos que escolhi. Eu ja cortei meu cabelo bem parecido com o dela a diferença é que estava apenas uns 2 dedos maiores. Como gostei das suas dicas gostaria de saber se haveria a possibilidade de eu mandar 1 foto minha so para vc ver se combinaria este corte em mim?? Ai resolveria se descarto ou não a foto. So para vc saber sou uma garota de 24 anos que faz faculdade, alta, magra…que ja teve o cabelo de “X” cores, exceto que agora me estabeleci no vermelho…rsrsrsr!!!! Gosto de expressar minha personalidade atraves do meu cabelo!!! Desde ja agradeço o tempo e a disponibilidade!!!

    Obrigada

  57. Camille Leal disse:

    Olá,
    Há muito tempo tenho vontade de cortar meus cabelos curtos mas não tenho coragem, cheguei a cortar no ombro mais minha vontade mesmo é cortar na altura do queixo. Porém tenho o nariz um pouco grande e tenho medo de um corte curto demais deixem ele em evidencia. Tenho um rosto fino e cabelos lisos e muito fino também. Será que ficaria legal um corte na altura do queixo pra mim? Seu post me incentivou bastante, mas ainda fico com medo da questão do nariz.

    Agradecida!

  58. Rebeca Storch disse:

    Olá!
    tenho 17 anos. Sou louca pra cortar meu cabelo bem curtinho. Meu namorado já disse que o que importa pra ele sou eu, minha personalidade. Ela não namora com meu cabelo, ele namora com a Rebeca( sou eu \o). Concordo com ele, porem meus cabelos atualmente estão suuuper lisos porque fiz progressiva, muitas químicas, enfim. Tenho medo de cortar ele agora em depois a raíz crescer e ficar ridiculo. Só lembrando que meu cabelo natural é um pouco ondulado, muito leve, tem quatro dedos de raiz lisa porem alta, é meio indefinido.
    Gostaria de saber se devo deixá-lo crescer pra poder cortar ou já posso cortar ele mesmo estando com progressiva.
    Obrigada. Bjim adorei o post.

  59. Dani disse:

    Nossa!!! Criei coragem ( meu sonho desde a adolescência foi cortar o cabelo bem curtinho) e marquei o cabelereiro pra essa sexta feira!!! Em quatro dias farei o que sempre quis… Nao tenho certeza se dará certo, mas eh um sonho e uma libertação deste conceito de blz brasileira, nao eh? Mas da um frio na barriga, sempre tive cabelao, e todos achavam lindo, mas eu nao agüentava mais!!!! 4dias!!!!

  60. Andrea disse:

    Cabelo curto está supeeer na moda e é muito lindo.. Vale muito a pena cortar para mudar a cara um pouco e pra ficar sempre mais bonita

  61. Matheus Bulhões disse:

    Eu particularmente amo mulheres de cabelo curto, estou enjoado de mulheres com cabelo comprido para todos os lados, já perderam o espaço para as de cabelos bem cortados com estilo mais legal…

  62. Caarine disse:

    Oii
    Em primeiro lugar, gostaria de elogiar o que escrevestes neste post.
    Tenho 15 anos, e mantenho há uns 8 meses o meu cabelo mais curto. Antes disso, sempre mantinha-o sempre na altura dos ombros ou mais comprido. No primeiro corte curto, pedi um chanel com a franja lateral. Tenho rosto redondo e uso óculos, então o corte me agradou bastante. Há alguns dias, deixei o chanel mais curtinho ainda, e estou deixando a franja lateral mais compridinha. Não sou uma pessoa equilibrada emocionalmente e às vezes me faz falta o cabelo comprido. Essa questão sobre o cabelo curto não deixar a garota feminina incomoda.
    Bom, seria isso.
    Bjos!

  63. STEFANIE disse:

    MEUS CABELOS ESTÃO NA ALTURA DO MEIO DA COSTAS E SÃO CACHEADOS, TENHO 1,65M, USO OCULOS, GOSTARIA MUITO DE CORTA-LOS CURTO, SERÁ QUE FICARIA BOM?

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s