Cachos. Cabelos naturalmente lindos.

Os cabelos alisados por escovas progressivas, definitivas, “inteligentes” e afins estão fadados à morte. A química agride os fios e causa efeitos colaterais gritantes na maioria, como pontas esticadas demais e raizes muito murchas.  Atualmente só os laggards ainda usam estes recursos. Cabelos cacheados requerem algum cuidado e, longos, podem dar muito trabalho para ficarem bonitos. Hoje teremos duas cacheadas que têm cabelos curtos falando sobre suas experiências com os cabelinhos.

“Olá ˆˆ

Me chamo Lygia, tenho 24 anos e moro em Bom Jesus do Itabapoana, no interior do Rio de Janeiro.

Eu sempre quis ter cabelo curto, mas a opinião alheia e a minha falta de coragem me impediam de fazer isso. Contudo, toda vez que ia ao salão eu pedia à minha cabeleireira para diminuir um pouco mais do comprimento, até que um dia eu criei a coragem necessária (e um empurrãozinho extra do meu namorado).

Uso os cabelos desse jeito desde agosto desse ano.

Pra falar a verdade eu não tive dificuldade de adaptação. Pelo contrário… fica mais fácil arrumar, não sinto mais tanto calor, e agora uso sempre meu cabelo solto, coisa que antes não acontecia. Ele vivia preso pois eu não tinha paciência.

Tenho uma mania incurável de só usar produtos para cabelos cacheados. E todos eles são nacionais.

Na hora do banho, shampoo e condicionador (meus preferidos são pantene, seda e elsève). Uma vez por semana uso uma máscara hidratante da bioextratus. Para finalizar, creme para pentear e mousse.

Meu cabelo é cacheado mas é muito fino e a raiz é lisa (completamente sem química), então ele tem a tendência a marcar muito e perder os cachos. Portanto, para evitar esse efeito, pela manhã eu aplico, com um borrifador, uma mistura que eu faço da gelatina para cabelos da haskel, com água. É prático e eu achei melhor que aqueles leites hidratantes.

Vou ser bem honesta… só vejo prós no cabelo curto. Os contras vêm daquelas pessoas que adoram criticar quem tem cabelo curto e mandar deixar crescer.

Visito o salão (para corte somente) com um intervalo mínimo de 1 mês e máximo de 3 meses.

Um beijo”

Segue o relato da Luana.

“Sou a Luana Cangerana, tenho 22 anos, moro em Curitiba. Atualmente estou em SP por alguns meses. Cortei as madeixas há uns 4 anos. Antes possuía química para deixar o cabelo domado, por quebrar e não obter um resultado tão sonhado, decidi optar pelo corte, o que foi surpreendente, estava no último ano do ensino médio o que para meus colegas foi inesperado, cabelos preso sempre com rabo de cavalo ou trança, e no dia seguinte curtos, crespos e arrumados de maneira bem natural. Me apaixonei pelo cabelo curto e bem armado naturalmente,o tratamento que utilizo no cabelo é caseiro, coquetéis vitaminados e ricos em óleos de frutas para hidratar. Faço fitagem (técnica de separar os cabelos em finas mechas e modelar com o auxílio de pente fino, creme modelador de cachos e as mãos rs), mantenho o corte na altura da orelha e repicado em varias camadas para dar forma aredondada ao cabelo. Uma dica de produtos que uso é o gel de linhaça, cremes e modeladores para pentear. Procure experimentar várias marcas, para saber qual melhor se adapta a seu cabelo, um bom filtro solar e procurar não exagerar na chapinha, secador, gel e cremes em excesso, dar uma folga ao menos uma vez na semana para as madeixas.”

Dicas ótimas pra quem quer cortar e não tem coragem, e para quem quer manter os cachos bonitos de uma forma bem prática. Cada cabelo é diferente, então nem sempre o produto que funciona pra mim funciona pra outra pessoa. O jeito é pesquisar e achar os produtos que deixem seus cabelos lindos.

A coisa mais legal dos cachos é que é mais fácil a pessoa ter cabelos cacheados e fazer uma escova de vez em quando pra ir com eles lisos a algum evento que tê-los lisos e cachear pra mudar o visual. Alguns lisos (como os meus qdo eram longos… hahaha), mesmo com baby liss e toneladas de gel, desmontam o penteado em qualquer meia hora. Claro que ir pra balada com cabelo com escova, logo vai sentir os efeitos,mas tem outros ambientes que as cacheadas podem  fazer escova nos cabelos e ficar lindas do começo ao fim.

Quer dicas para cortar? Leia o texto Mulheres de Cabelos Curtos.

Na fanpage Mulheres de Cabelos Curtos tem cacheadas que têm cabelos ainda mais curtos, joãozinho até. Sempre falo que tesoura resolve quase todos os problemas capilares, deixando seus cabelos mais bonitos. Hidratação vai bem para os ressecados e com tintura (ou outras químicas). Xampu e condicionador adequados para seu tipo de cabelo são indispensáveis.
Como já falei no texto anterior, o intuito deste blog e dos textos aqui publicados é mostrar que é possível ser bonit@ saindo do óbvio, fugindo da ditadura da beleza, tendo personalidade e indo contra o senso comum e regrinhas engessadas de revistas e blogs de moda.

Se outras mulheres de cabelos curtos quiserem compartilhar suas histórias, podem fazê-lo tanto nos comentários como enviando por e-mail as seguintes informações:

- Nome ou apelido (pode informar apelido se não quiser seu nome publicado);

- Idade;

- Cidade onde mora;

- Há quanto tempo usa cabelos curtos e motivo pra ter cortado;

- Principais dificuldades no início (na adaptação dos longos para os curtos);

- Produtos que utiliza pra cuidar e modelar;

- Cabelos com a textura natural ou com química (progressiva e afins)?;

- Prós e contras dos cabelos curtos;

- Freqüência de visitas ao salão de beleza pra cuidar dos cabelos (e cortar).

- E uma foto para vermos seu visual atual.

No mais, se quiserem acrescentar alguma informação, é com vocês.

Enviem estas informações e a foto para vanessaversiani@gmail.com. O envio por si só será considerado uma autorização da publicação tanto dos dados enviados como da sua foto neste blog, na fanpage e no grupo das Mulheres de Cabelos Curtos e na fanpage da Diferencie-se!.

Bjx

Vanessa Versiani, consultora de imagem da Diferencie-se!

Diferencie-se! Porque você é único

2 comentários sobre “Cachos. Cabelos naturalmente lindos.

Comente

