O que seu guarda-roupas diz sobre você – cores

moda e nível cultural Diferencie-se!Seu guarda-roupas diz muito sobre você. Neste texto, vou falar do que as cores predominantes nele falam a seu respeito. Use as dicas para perceber que sempre é possível melhorar sua imagem pessoal, pois há coisas que os leigos não entendem, mesmo aquela sua amiga que “ama moda”. Nos temas “cores” e “formas” referentes à imagem e à marca pessoal, sou a profissional mais completa no Brasil atualmente, sempre orientando os clientes para a valorização de sua individualidade de acordo com suas intenções e objetivos.

Considero como cores neutras, neste texto, o preto, o branco, cinzas, marrons, beges, tons de creme (pérola, off-white, cores próximas do branco), azul marinho e, somente em camisas, os azuis claros).

100% de cores neutras: Transmite uma imagem monótona e mostra medo de se expor. Você pode espernear e xingar, dizer que preto é chique, que todas as pessoas em sua cidade se vestem assim, e isso e aquilo, mas toda cor – as neutras inclusive – precisa ser usada conforme as intenções e somente com orientação profissional você entenderá o que transmite com cada combinação de cores e quais os tons de cores neutras e não neutras adequados especificamente para você (isto você não vai achar em revistas, sites, programas de TV, palestras… só numa consultoria individual). As cores neutras transmitem a falsa sensação de serem fáceis de combinar, mas, mal escolhidas, causam resultados desastrosos para sua imagem. E, mesmo bem escolhidas, um guarda-roupas 100% neutro é extremamente negativo para sua marca pessoal, é como se você quisesse ter uma muralha de 300 metros de altura construída ao seu redor, como se você dissesse ao mundo “Perigo, não se aproxime” por ter medo do contato com outras pessoas. Em vez de reforçar suas qualidades, reforça sua fragilidade, seu medo, sua falta de auto-confiança.

customize100% de cores não neutras: Neste caso, há três possibilidades:

1 – A pessoa sabe coordenar as cores de forma harmoniosa e, por isso, não sente necessidade de usar cores neutras. A menos que a pessoa seja profissional de imagem, experiente e com profundo conhecimento de cores, é improvável que consiga fazer isso sozinha. Se for de seu interesse, eu consigo te orientar para ter um guarda-roupas assim, mas é um caminho que requer personalidade forte para ser seguido.

2 – A pessoa gosta de cores vivas, gosta de chamar a atenção e, por exemplo, leu em algum lugar que roupas vermelhas transmitem sensualidade e decidiu encher o guarda-roupas de vermelho, depois viu que o vermelho a deixava ansiosa, leu que azul transmite calma e comprou um monte de roupas azuis. Viu que violeta é tendência e comprou um monte de roupas violeta. E assim foi criando uma mistura aleatória e maluca de cores, sem entender de coloração pessoal, de quais tons de cada cor são mais indicados para si, de quais combinações de cores podem ser mais interessantes de acordo com cada intenção, etc.

13 – Guarda-roupas repleto de candy colors (tons clarinhos, como cores de doces e de decoração de quartos de bebês). Esta possibilidade transmite uma imagem infantilizada e, para pessoas adultas ou jovens que já estejam atuando no mercado de trabalho recomendo evitar esta opção, pois transmite imaturidade e irresponsabilidade.

Predomínio de cores neutras: Também transmite medo de se expor, timidez, personalidade reservada. Se quem tem um guarda-roupas assim exercer funções que exigem habilidade de comunicação ou tiver lábios grandes e/ou carnudos, tende a causar desconfiança, por ter duas imagens conflitantes (a imagem reservada transmitida pela roupa e a imagem comunicativa transmitida pelo tamanho e/ou formato dos lábios e por sua posição profissional). É comum que as pessoas comprem muitas roupas de cores neutras por considerarem fáceis de combinar e que, por elas mesmas notarem, ao abrir o guarda-roupas ou closet, que falta cor, adquirem algumas peças de cores não neutras. Também é comum que tenham dificuldade em coordenar essas peças não neutras.

Predomínio de cores não neutras: Transmite, conforme as cores predominantes, uma imagem comunicativa e alegre. Se as cores e tons forem bem escolhidos (com orientação profissional), pode transmitir segurança, especialmente em locais onde é comum o predomínio de cores neutras. Pode te dar o destaque que você precisa para conseguir mais sucesso na carreira ao fugir do óbvio e fortalecer suas habilidades profissionais.

closetAinda que seu guarda-roupas tenha o equilíbrio adequado entre cores neutras e não neutras de acordo com sua personalidade e características importantes em sua profissão, se você sai por aí com um visual monocromático da cabeça aos pés, ou se sai com determinadas combinações de cores não neutras, sem neutros equilibrando, a tendência é que cause uma imagem negativa.

Independente das cores que gosta e usa, é importante conhecer os tons de cada cor que são mais adequados para você e como coordenar as peças de modo a causar o impacto que deseja, segundo suas intenções e seus objetivos pessoais e profissionais. Isso, só um profissional qualificado pode te oferecer. E, especialmente no tema “cores”, poucos são os profissionais realmente qualificados hoje. Além das cores, há também as formas e suas simbologias através da modelagem das roupas e das estampas, em combinação com seu tipo físico e esta combinação deve ser feita levando-se em conta suas intenções e seus objetivos. E este trabalho, somente eu faço hoje no Brasil, sem seguir regras engessadas, valorizando a individualidade de cada cliente.

00300mgucciTanto as cores como as formas devem ser usadas conforme a personalidade do cliente para evitar imagens conflitantes, que causem o que profissionalmente chamamos de ruído na comunicação. Vou falar mais sobre ruído na comunicação – e explicar o que é isso quando tratamos de imagem e marca pessoal – no próximo texto. Para entender mais sobre o que as formas (cortes e estampas de suas roupas) dizem sobre você, contrate meus serviços que incluam avaliação de guarda-roupas e, se tiver interesse, personal shopping. ;)

Vanessa Versiani, pioneira em desenvolvimento de marcas 360 graus

Diferencie-se! Porque você é único

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